Curiosity realiza sua primeira análise de material de Marte

Objetos brilhantes encontrados pelo rover são de origem marciana

O rover Curiosity, que pousou em Marte em 5 de agosto, havia encontrado em sua primeira coleta de material utilizando o braço robótico um pequeno objeto brilhante, que os cientistas primeiro consideraram ser um detrito que caiu do próprio veículo. O controle da missão orientou o robô a despejar o material de volta na superfície marciana, pois querem evitar contaminação do instrumental a bordo com elementos da Terra.

Contudo, o Curiosity encontrou novos objetos brilhantes no local que está investigando, chamado Rocknest pelos especialistas da missão, e que tal como o primeiro objeto encontrado parecem ser de fato de Marte. Os atuais experimentos são uma preparação para a primeira análise a ser realizada pelos equipamentos do robô. A primeira amostra foi apanhada em 7 de outubro, e descartada em seguida. Essas primeiras escavações se destinam a limpar o sistema de coleta do rover.

De acordo com um comunicado da NASA, feito em 15 de outubro: “Outros pequenos objetos de material brilhante na área de Rocknest foram considerados detritos da nave. A equipe de ciências não quer introduzir material do rover dentro dos mecanismos de processamento de amostras”.

Mas as novas imagens obtidas de outros objetos brilhantes sugerem que na verdade se trata de um fenômeno marciano, e não detritos do Curiosity. Com isso, o controle da missão liberou o rover para uma terceira escavação na superfície de Marte. O novo comunicado da NASA diz: “A confiança para seguir em frente com a terceira escavação foi baseada nas novas informações, indicando que as partículas brilhantes naquela área são material marciano. Um fator é que estamos vendo esse material brilhante nos torrões de solo de Marte”.

E dessa terceira escavação foi obtida a primeira amostra para análise do instrumento CheMin [Química e Mineralogia]. O sensor utiliza difração de raios-X a fim de identificar os elementos químicos das amostras, o que é vital pois os minerais representam um registro das condições existentes quando estes se formaram. Os especialistas da missão dizem que a seguir pretendem descobrir mais a respeito tanto dos detritos que o rover deixou no solo quanto a respeito das partículas brilhantes.

CRÉDITO: NASA

Material brilhante em meio ao solo marciano é natural do próprio planeta

Material brilhante em meio ao solo marciano é natural do próprio planeta

Nos próximos dias outra amostra será introduzida no SAM [Análise de Amostras de Marte], mais um dos principais equipamentos do Curiosity para determinar se Marte foi alguma vez habitável e adequado à sobrevivência de vida microbiana. O rover explora a Cratera Gale e está no rumo de seu primeiro alvo científico, um local chamado Glenelg que possui uma variedade de terreno interessante, de acordo com os cientistas da missão.

Meteorito cai sobre a Rússia e deixa mais de 100 feridos

Um meteorito de cerca de 1 metro de comprimento entrou na atmosfera e caiu na região russa de Tcheliabinsk, no sul dos Montes Urais. Segundo autoridades locais, mais de 100 pessoas ficaram feridas com a explosão, testemunhada por milhares de pessoas.

O vento ocorreu à 01h20 pelo horário de Brasília (09h20 do horário local) a 80 quilômetros de Satka, uma cidade de 45 mil pessoas situada a cerca de 100 km da fronteira com o Cazaquistão e 2 mil quilômetros ao leste de Moscou.

A entrada na atmosfera provocou uma gigantesca bola de fogo seguida de uma violenta onda de choque que quebrou as vidraças de diversas casas.

Importante: este meteorito não tem relação alguma com o asteroide que raspará a Terra nessa sexta-feira.

No hotel do Vasco, Vampeta detona o Flamengo e diz que faltam mulher e bebida no futebol atual

Vampeta é daqueles personagens folclóricos em extinção no futebol. O ex-jogador sempre falou o que pensava. Mesmo após pendurar as chuteiras, o estilo jocoso ao conceder entrevistas continua. Hospedado no mesmo resort onde o Vasco inicia neste sábado a pré-temporada, em Atibaia, interior de São Paulo, o “Velho Vamp” dá uma clínica de futebol para crianças e revê amigos que atuam no clube de São Januário, casos de Eduardo Costa e Alecsandro.

  • Vinicius Castro/ UOL EsporteO descontraído Vampeta no hotel que serve de concentração para o Vasco em Atibaia, São Paulo

Com blocos e gravadores na frente, o alvo predileto apareceu novamente: o Flamengo e os problemas para receber os salários enquanto defendia o clube em 2001. Vampeta falou sobre a declaração polêmica da época ao criticar a diretoria: “O Flamengo fingia que me pagava e eu fingia que jogava”. Apesar do tom de brincadeira e discurso de respeito ao torcedor, o ex-jogador voltou a criticar o Rubro-Negro carioca.

“Não é mentira, não. Nem o Galinho Zico escapou. Ficou alguns meses como diretor e caiu fora (risos). Brinquei com ele no Jogo das Estrelas que o clube só finge que paga. Ele dá risada quando falo isso. Mas é uma brincadeira. Respeito muito a camisa e a torcida do Flamengo. Espero que a Patricia [Amorim, presidente] não seja assim e honre os compromissos. Na época, ninguém honrou nada comigo. O presidente era o Edmundo Santos Silva, o chorão, ele é até meu conterrâneo. Fiquei lá de julho a dezembro apenas. Terminou o Brasileirão e liguei para os meus empresários avisando que não voltaria mais. Muita gente me queria. Acabei voltando ao Corinthians. Se ficasse no Flamengo talvez não tivesse sido campeão de p… nenhuma”, afirmou Vampeta, explicando como a polêmica começou na época da declaração.

“Isso foi uma brincadeira que fiz após ter sido campeão da Copa do Mundo de 2002. Tinha aquela Copa dos Campeões e o vencedor jogaria a Libertadores. O Corinthians havia sido campeão da Copa do Brasil e já estávamos na competição. Só que éramos campeões do Torneio Rio-São Paulo e fomos disputar só para encher linguiça. Acho que jogaríamos contra o Fluminense e veio o papo de que eles não entrariam em campo por causa de uma greve. Brincando com o Ricardinho, Fábio Luciano, Deivid e Gil, me perguntaram se recebia no Flamengo. Só que tinha um cara gravando o bate-papo. Aí, falei: “Pagavam nada. Eles fingiam que pagavam. E eu que jogava”. Mandaram isso para todos os meios de comunicação e tive que falar. Convoquei uma coletiva no Corinthians e expliquei que não tinha dado entrevista para ninguém, mas que tinha falado mesmo que o Flamengo não pagava”, completou.

Sobre a falta de jogadores com o seu estilo descontraído no futebol atual, Vampeta esboçou o ponto de vista e deu até a “receita” do modelo.

“Vejo hoje tudo muito fechado. Você quer marcar uma entrevista com algum atleta e tem que ligar para assessor particular, do clube. É tudo via twitter, essas coisas. Eu nem mexo com essas paradas. Antigamente, você saía do campo e falava com todo mundo. Hoje tem que entrevistar quem eles escolhem. É tirado a dedo. Isso nunca concordei na bola. O futebol é totalmente diferente disso aí. É aquilo que falo. O jogador de futebol tem que gostar de jogar, ganhar, mulher e bebida (risos)”, brincou.

Questionado sobre os rivais e gosto por falar sobre Flamengo e São Paulo, que também foi alvo das brincadeiras de Vampeta há anos atrás, o bem-humorado baiano resumiu.

“Gosto de dar uma cutucada. Flamengo e São Paulo são eternos inimigos (risos). Quando vou ao Rio de Janeiro o pessoal do Flamengo fica danado comigo”, encerrou.

Fonte: Uol Esportes

Rio é fotografado em Titã, lua de Saturno

A nave Cassini da NASA obteve uma imagem por radar de um rio de 400 km de extensão em Titã, satélite de Saturno. O sistema líquido corre para um vasto mar no pólo norte da lua, e é o primeiro a ser descoberto fora da Terra.

Esse curso é provavelmente preenchido por hidrocarbonetos, tais como etano e metano, que compõem o sistema climático de Titã, chovendo em sua superfície e formando grandes lagos e mares. O vale percorrido pelo rio possui rachaduras nos lados, mas os cientistas não acreditam que, como na Terra, sejam resultado de placas tectônicas.

O rio, comparado ao Rio Nilo no Egito, deságua no Kraken Mare, o maior oceano conhecido de Titã, cobrindo 400000 quilômetros quadrados no pólo norte da lua. A NASA lembra que essa superfície é cinco vezes maior que o Lago Superior na América do Norte.

VÍDEO DO RIO DE TITÃ

A Cassini foi lançada em 1997, em uma missão conjunta da NASA e da ESA. A Agência Espacial Européia forneceu a sonda Huygens, que pousou na superfície de Titâ, de 5150 km de diâmetro, em janeiro de 2005. Foram enviados dados e fotos do satélite até se esgotarem as baterias da Huygens. A Cassini permance em órbita estudando Saturno e seu sistema de luas, e sua missão deve seguir até pelo menos 2017.

Hollywood aposta nas sequências em 2012; confira os principais lançamentos do ano

 

 

Hollywood aposta nas sequências em 2012; confira os principais lançamentos do ano

Divulgação

2012 Lançamentos

Hollywood sempre seguiu uma lógica de mercado, afinal, estamos falando de uma indústria de cinema. E isso significa evitar riscos e investir pesado no que vem dando certo. Se tal atitude atenta contra a criatividade, isso é material para outro texto. O fato é que em 2012 os grandes estúdios estão concentrando suas apostas em mais de 20 sequências, muitas delas com potencial de faturar alto nas bilheterias de todo o mundo.

Respaldadas pelo sucesso dos primeiros filmes das franquias, as continuações tendem a gerar grande expectativa no público. Em tempos de internet, tal expectativa é alimentada quase que diariamente pela divulgação de pôsteres, fotos, vídeos e boatos – muitos deles “vazados” pelos próprios estúdios – e alimentam a ansiedade dos espectadores mais afoitos, que correm às salas de cinema assim que o filme estreia.

Entre as dezenas de continuações programadas para o ano, os destaques são Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, O Espetacular Homem Aranha e o último capítulo da Saga Crepúsculo. Todos com possibilidade de ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão em arrecadação ao redor do mundo. Mesmo não podendo ser classificado como sequência, O Hobbit – Uma Jornada Inesperada chegará ao mercado amparado pelo sucesso da trilogia Senhor dos Anéis, cuja história antecede, e deve ter performance semelhante.

Ainda no âmbito das sequências, chegam às telas também O Motoqueiro Fantasma 2, Homens de Preto 3 e G.I. Joe 2: Retaliation, A Era do Gelo 4, Os Mercenários 2, Busca Implacável 2, Anjos da Noite 4, Se Ela Dança, Eu Danço 4, Tainá 3, Madagascar 3, Sherlock Holmes 2: O Jogo de Sombras, Alvin e os Esquilos 3, entre outros.

Oscar

Com a proximidade da festa do Oscar, cuja cerimônia de entrega acorre em 26 de fevereiro, filmes cotados a uma indicação como A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, J. Edgar, de Clint Eastwood, Os Descendentes, de Alexander Payne, The Artist, de Michel Hazanavicius, e Cavalo de Guerra, de Steven Spielberg devem atrair muitos espectadores às salas de cinema, já que apenas uma indicação à cobiçada estatueta dourada é o suficiente para alavancar o faturamento de um filme e estender seu tempo de exibição .

Veja abaixo uma lista que preparamos com outros grandes lançamentos para o ano de 2012:

- Dois Coelhos (Estreia: 20 de janeiro)

- Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (Estreia: 27 de janeiro)

- As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne (Estreia: 27 de janeiro)

- Sete Dias com Marilyn (Estreia: 10 de fevereiro)

- Drive (Estreia: 24 de fevereiro)

- Shame (Estreia: 2 de março)

- Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios (Estreia: 9 de março)

- John Carter (Estreia: 23 de março)

- Histórias Cruzadas (Estreia: 23 de março)

- Espelho, Espelho Meu (Estreia: 6 de abril)

- Xingu (Estreia: 6 de abril)

- Os Vingadores – The Avengers (Estreia: 27 de abril)

- Rock of Ages (Estreia: 1º de junho)

- Prometheus (Estreia: 8 de junho)

- Abraham Lincoln: Vampire Hunter (Estreia: 3 de agosto)

- Skyfall (Estreia: 2 de novembro)

- Carnage (Sem data de estreia definida)

- Django Unchained (Estreia: (Sem data de estreia definida)

- Faroeste Caboclo – O Filme (Sem data de estreia definida)

- Cloud Atlas (Sem data de estreia definida)

Fonte: Msn Cinema

O mais importante conselho para universitários

Se você pudesse voltar no tempo cinco anos atrás e dar um conselho a você mesmo, mais jovem e inexperiente, qual conselho daria? Este é o conselho que eu gostaria de ter escutado quando estava na universidade: Trabalhe em uma empresa de referência nacional desde cedo.

“Como se fosse fácil” você pode estar pensando. Não é. Mas se você definir isso como objetivo de vida e se focar para conseguir, você vai conseguir. Esse é o objetivo mais importante da sua carreira (a menos que você esteja na área da saúde). Não é passar no vestibular nem ser graduado com honras. Isso é bom, mas a melhor coisa que você pode fazer para a sua carreira é colocar uma grande empresa no seu currículo. Pesquisas indicam que experiência profissional é a primeira coisa que os chefes olham na hora de contratar.

As duas melhores maneiras para um jovem de 20 e poucos anos conseguir entrar em uma grande empresa é através de programa de trainee ou estágio. Toda grande empresa têm programas estruturados para ambos, mas a gente sabe que a concorrência é assustadora. Os programais mais concorridos, como o da Unilever, chega a ter 48 mil candidatos e esse número não para de crescer (na minha época era 30.000). Para se ter uma ideia, o vestibular da Fuvest 2011 teve 139 mil inscritos. A diferença: Fuvest tem 10 mil vagas, a Unilever 200.

Isso significa que você tem que se preparar. Eu só comecei a participar de seleção para trainees quando me formei. Achava que era uma boa oportunidade, não a melhor de todas. Além disso, meu inglês não era fluente. Não cometa esses erros, se você tem um bom inglês, mas não é fluente, vá em frente. O próprio Max Gehringer já confirmou que, na maioria dos casos, o inglês fluente é apenas um grande filtro. Inscrevi-me em alguns, na maioria não passei da 1ª etapa por ir mal nos problemas de matemática. Ora, eu havia acabado de me formar em comunicação! Pensei em fazer aulas particulares, mas nessa época eu já estava formado há 1 ano, e a maioria dos programas de trainee são limitados aos graduados nos últimos 2 anos.

Em um dos dois únicos processos que consegui ir para as etapas finais (não havia problemas de matemática), conheci um cara que me contou um pouco da sua história com trainees. Ele era engenheiro, havia morado nos EUA (logo, matemática e inglês não eram problemas), mas o que mais me chamou atenção e algo que não esqueço até hoje foi quando ele me disse: “eu estou cansado de participar de dinâmicas, já participei de muitos e se eu não passar neste, acho que não vou tentar outro”. Nessa hora eu percebi que não tinha chances. Como um publicitário quase sem experiência em processos seletivos conseguiria superar ele? Tempos depois, descobri que ele havia sido um dos 30 trainees da Natura. Merecido!

A lição que eu extraí é mais importante para quem está começando do que para quem já está no mercado (e olha que eu não sou nada velho!): prepare-se para o que vai enfrentar! Assim como você deve saber física para entrar em uma boa faculdade de marketing, você precisa estudar o que as empresas querem, conhecer suas fraquezas e trabalhar nisso para aumentar as suas chances. Se o seu inglês não é lá so good, faça um intensivo; se você não é bom em matemática, contrate um professor; se você não fala bem em público, faça um curso,  socialize, leia livros e se esforce! Participe de quantos programas de trainee puder antes mesmo de se formar. Em outras palavras, coloque isso no topo das suas prioridades, ninguém vai pedir qual foi a nota da sua monografia durante uma entrevista.

Mesmo que o seu sonho não seja se tornar presidente de uma empresa, ou ocupar um cargo executivo, busque esse emprego com todas as suas forças. O aprendizado é enorme, você terá um plano de carreira, coaching e mentoring de graça e o seu currículo vai brilhar no escuro.

Este é o conselho que gostaria de recebido quando tinha 21 anos e como, por mais dedicado que você seja, jamais conseguirá voltar no tempo, compartilho com vocês que ainda não se graduaram. Para aqueles, que como eu, já se formaram há algum tempo, saibam que persistência é um dos principais ingredientes do sucesso, e não se deixe abalar. Costumo dizer que trainee é um atalho que lhe leva mais rápido e fácil ao sucesso, mas você sempre poderá pegar o caminho principal e, com paciência, também chegará lá.

Entrevista: Analice revela que se decepcionou com Yuri e Fabiana

FAMOSIDADES

Divulgação

FAMOSIDADES

MAIS: Contrariando as pesquisas, Analice é a primeira eliminada do BBB 12

Confira outros eliminados no primeiro Paredão 

Por JULIANA KALIL

RIO DE JANEIRO – Ela é gordinha, cheia de atitude, pin-up, atéia e bissexual. Uma mistura que poderia transformar Analice na figura mais polêmica do “Big Brother Brasil 12”. Porém, em pouco tempo, a mineirinha desarmou os preconceituosos e conquistou os participantes – e por que não os telespectadores? Ela foi eliminada com 53% dos votos na última terça-feira (17).

De sua trajetória na casa, o momento mais marcante foi quando ela resolveu aproveitar a primeira festa do reality até o fim, pois tinha a sensação de que seria a primeira e a última. Somente às 6h30 da manhã do último domingo (18), a morena foi se deitar já imaginando que não teria um momento parecido com aquele.

E não foi só assim nesse dia. Analice parece ter aproveitado mais que todos os brothers. Ela foi a que mais frequentou a hidromassagem, curtiu a piscina e dançou na casa em uma semana.

Para saber como foi a convivência, a relação com a outra emparedada, Jakeline, e da polêmica envolvendo Daniel e Monique, basta conferir nas próximas páginas uma entrevista exclusiva concedida por Analice ao Famosidades!

Fonte:

Aspectos básicos do gerenciamento de reuniões

Você acha que está passando uma boa parte do dia sentado em uma reunião, sabendo que o trabalho de verdade está se acumulando e que você vai ter que ficar até tarde, para terminar tudo? Você está cansado de discussões que perdem o rumo e nunca chegam a uma conclusão? A sua organização está “viciada em reuniões”?

Falando sobre trabalho
É fato: em média, executivos passam várias horas por dia em reuniões; quanto maior seu posto, mais horas. Mas isso não significa que eles achem que as reuniões sejam úteis ou que o trabalho deles esteja ficando mais eficiente – ao contrário: a maioria dos executivos consideram que reuniões são um gigantesco desperdício de tempo. De fato, uma pesquisa da Microsoft conduzida em 2005, em 200 países, descobriu que impressionantes 71% dos respondentes consideraram que reuniões “não são produtivas”, enquanto 32% escolheram objetivos imprecisos, falta de comunicação e “reuniões ineficientes” como os obstáculos mais comuns à sua produtividade.[1]

Pense em todo o tempo de trabalho que essas “reuniões ineficientes” estão custando para a sua organização! Você sabe que porcentagem de seus custos operacionais realmente é gasto falando sobre trabalho do que fazendo o trabalho em si?[2]

Para reduzir custos, precisamos parar de desperdiçar tempo. Não podemos reduzir o número de reuniões que temos que frequentar, mas podemos, pelo menos, parar de gastar tempo com reuniões ruins. Então, o que você pode fazer para deixar suas reuniões mais produtivas?

1. Você realmente precisa de uma reunião?
Antes de agendar uma reunião, pense se ela é realmente necessária. Tente definir o objetivo: “Essa reunião é para discutir … / revisar … / decidir …” Se você não puder definir a finalidade, você não estará pronto para discutir nada.

2. Planeje direitinho
Pense em quem realmente precisa estar lá – não convide automaticamente todo mundo que possa estar remotamente conectado ao projeto. Lembre-se: tempo é dinheiro. Quem pode oferecer informações ou recursos? Quem pode compartilhar experiências relevantes? Quais as pessoas de cujo suporte ou permissão você vai precisar? Quem pode se opor ao projeto, depois?

3. Onde e quando?
Escolha uma sala que seja grande o suficiente para todos se sentarem e um horário que não vá deixar ninguém bravo (horário de trabalho é bom; horário de almoço não é). Se as pessoas mais essenciais não puderem participar, mude o horário. E não envie o convite dois minutos antes de a reunião começar – avisar 24 horas antes significa que você vai ficar totalmente sozinho na sala de reuniões.

4. Anote a programação
A programação define a finalidade e o foco da reunião e deve ser enviada assim que o horário da reunião tiver sido definido, juntamente com material relevante. Pense no que você quer conseguir com a reunião – “Comece com o fim em mente”[3] – e anote os tópicos para discussão, adicionando, perto de cada um, a razão pela qual você o incluiu, por exemplo, “Decisão a ser tomada” ou “Confirmar data”. Evite “Negócios em geral”: é muito vago. Se as pessoas tiverem pontos extras para discutir, elas devem ser encorajadas a enviá-los para você, quando você estiver escrevendo a programação.

5. Cuidado com o relógio
Lembre-se de que seu objetivo é concluir os negócios dentro do tempo determinado. Comece e termine a reunião no horário. Certifique-se de chegar pontualmente ao local e deixe claro que você espera que outras pessoas façam o mesmo. Não espere os atrasados e não repita o que já foi discutido, quando eles finalmente chegarem. Deixe o seu celular no bolso e desencoraje as outras pessoas a usar os seus; notebooks devem ser deixados nas mesas de cada um: a menos que sejam indispensáveis para a reunião, serão apenas distrações. Leia a programação uma vez, em voz alta, definindo um tom positivo, dizendo “Isso é o que eu quero cobrir na reunião de hoje”. Mantenha o andamento da reunião, mantendo o olho no relógio – não obsessivamente, mas deixando claro que se trata apenas de negócios. (Cada companhia tem o seu próprio jeito de fazer isso:? na Google, por exemplo, eles projetam um cronômetro gigantesco na parede, durante as reuniões; em outras companhias, não há cadeiras na sala de reuniões, e as apresentações PPT têm limite de tempo. Veja o que funciona para você.)

6. Participação total
O melhor jeito de manter as pessoas acordadas e focadas e fazê-las participar. Não basta passar por cada ponto da programação, dando suas próprias opiniões; dê vida à reunião, convidando as pessoas a interagir entre elas, por exemplo, perguntando “O que você acha disso, John? Você acha que isso é possível?” Isso irá reduzir a possibilidade de problemas ou discordâncias, depois. E muito importante: sempre escolha alguém para fazer a minuta, anotando quem participou da reunião, o que foi discutido, o que foi acordado e que ações serão tomadas.

7. Mantenha tudo sob controle
Conversas particulares são um desperdício de tempo e também incomodam. Então, se houver pessoas cochichando na reunião, olhe diretamente para eles, erga as sobrancelhas ou acene e peça para eles voltarem para a reunião em grupo. Não demonstre raiva ou sarcasmo, apenas diga “Desculpe, mas não dá para continuar a reunião se todos falarem de uma vez”. Os outros participantes ficarão gratos, e a reunião irá terminar no horário.

8. Lide com as pessoas difíceis
Toda empresa tem isto: pessoas que monopolizam as reuniões e aquelas que sempre tentam mudar o assunto. Há aqueles que ficam sempre fazendo piadas e aqueles que discordam de tudo só por prazer. Não deixe essas pessoas estragarem sua reunião; eles estão só fazendo joguinhos e desperdiçando o tempo de todos. Diga ao “desviador” que o que ele está dizendo não é relevante para a reunião, mas que será um prazer discutir isso depois. Diga ao “opositor”, “vamos lidar com essa possibilidade quando e se acontecer”. Seja firme; você está no controle.

9. “Amarre” tudo no final
Encerre adequadamente a reunião, fazendo um resumo abrangente do que precisa ser feito e quem irá fazer isso. Isso tudo será anotado nas minutas e constitui um plano de ação que você pode verificar nas reuniões seguintes. E lembre-se: antes de qualquer um ir embora, agradeça a eles por participar e sorria para eles.

10. Minutas em horas
Quanto mais cedo você enviar as minutas, melhor: as pessoas geralmente esperam por elas, antes de começar a fazer as coisas. Faça isso no mesmo dia ou em até 24 horas e, se possível, informe quando e onde será a próxima reunião.

Se você seguir essas regras, verá que, em vez de reuniões temidas, seus funcionários começarão a ver as reuniões como ferramentas valiosas para compartilhar informações e definir objetivos – não como um completo desperdício de tempo, uma situação em que eles vão ficar apenas ficar olhando pela janela e verificar seus telefones. Afinal de contas, ninguém quer ficar até mais tarde no escritório, quer?

Unidos da Tijuca é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro 2012

  • Zulmair Rocha/UOL

    Integrantes da Unidos da Tijuca comemoram o tricampeonato na quadra da escolaIntegrantes da Unidos da Tijuca comemoram o tricampeonato na quadra da escola

A escola de samba Unidos da Tijuca foi eleita campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro 2012. O resultado saiu após as leituras das notas, na tarde desta quarta-feira (22), na Praça da Apoteose. Apesar de a disputa ter seguido apertada, a agremiação se manteve à frente o tempo todo, brigando com Salgueiro (2ª colocada) e Vila Isabel (3ª).

PLACAR FINAL DA APURAÇÃO

As escolas Renascer de Jacarepaguá e Porto da Pedra foram rebaixadas do Grupo Especial.

Este é o terceiro campeonato da Unidos da Tijuca no Carnaval carioca. Seu primeiro título veio em 1936, e depois passou por um longo jejum até faturar o bicampeonato, em 2010. No ano passado, ficou em 2º com a homenagem a Zé do Caixão em “Esta Noite Levarei Sua Alma”.

Neste ano, Luiz Gonzaga e a cultura nordestina foram o tema da agremiação tijucana, que entrou na avenida às 3h da madrugada da última terça-feira (21), com 3,5 mil componentes, 34 alas e sete alegorias do carnavalesco Paulo Barros.

Curiosamente, depois do desfile, Barros admitiu que não estava completamente satisfeito com o enredo. Para ele, o desfile foi “a contento”.

“Tenho preferência por enredos autorais, mas a partir do momento que foi decidido, devo abraçar a causa. Quando tenho algo próprio, as ideias vêm com mais rapidez”, disse Barros. “Eu assisti à apuração em Ipanema. Em Carnaval a palavra mágica é trabalho. Posso falar até de azeitona, que vou falar bem!” Ele confirmou que continua na escola em 2013, mas pretende tirar férias antes de voltar ao trabalho. 

“Não foi difícil convencer o Paulo”, disse Fernando Horta, presidente da escola vencedora. “A gente tem um bom diálogo, e eu sempre aceitei o que ele quis. Algum dia ele teria que aceitar uma vontade minha. A Tijuca fez um desfile difícil e altamente técnico”, disse. Horta chegou à quadra da escola pouco antes das 19h, levando o troféu da campeã.

“A Bateria foi nota 10 mais uma vez. Tem algumas pessoas a quem eu queria dedicar esse título: a comunidade do Borel e aos meus 272 ritmistas que entenderam a nossa proposta e que muitas vezes tiveram que abdicarde suas famílias para ensaiar e o resultado foi esse: a escola campeã novamente”, disse o mestre da bateria Casagrande, da Unidos da Tijuca.

Marte: Imagens mostram gigantesco leito de rio com 1500 km

Uma impressionante imagem registrada pela sonda europeia Mars Express reforça ainda mais a hipótese de que a água líquida já correu pela superfície marciana. A cena mostra um gigantesco leito sinuoso com 1500 km de comprimento, provavelmente de um antigo rio do tamanho do Rio Solimões.

 

Marte rio com 1500 km
Sempre que uma imagem em alta resolução do Planeta Vermelho é divulgada, chama a atenção as similaridades geológicas entre Marte e a Terra. São vales, montanhas e outras feições que lembram bastante os nossos desertos e que poderiam facilmente se passar por paisagens terrestres.
Além disso, as estruturas sinuosas e as ravinas são muitos semelhantes àquelas encontradas aqui na Terra e produzidas pela erosão causada pela água, o que faz os cientistas acreditarem cada vez mais que a água líquida já correu na superfície do planeta.

 

Marte: Rell Vallis
A imagem divulgada recentemente é mais uma dessas evidências geológicas e retrata um possível curso de água com mais de 1500 quilômetros de extensão repleto de afluentes e que há milhões de anos pode ter sido uma verdadeira bacia fluvial marciana.
A cena foi registrada pela sonda europeia Mars Express ao fotografar a região de Reull Valli, no polo sul de Marte. De acordo com os dados da agência espacial europeia, ESA, o canal tem cerca de 7 quilômetros de largura por 300 metros de profundidade.

No entender dos geólogos planetários que analisaram a imagem, as atuais feições de Reull Valli foram provavelmente formadas por fluxos de detritos e gelo durante o atual período geológico, chamado Amazoniano. No entanto, a formação do possível leito fluvial é bastante anterior e remonta ao chamado período Hesperiano, ocorrido entre 3,5 bilhões e 1,8 bilhão de anos atrás.

 

Marte: topografia
Apesar das fortes evidências de que a água líquida já correu pelo Planeta Vermelho, ainda não foram encontradas provas definitivas disso. Além disso, uma das questões que mais intrigam os pesquisadores planetários é saber onde toda essa água foi parar, já que as dimensões dos leitos fluviais e ravinas marcianas são sempre de grandes dimensões e a quantidade de água que por ali fluiu não poderia ser desprezível. Teria ela se evaporado devido à baixa gravidade marciana ou estaria aprisionada abaixo da superfície, na forma de verdadeiros aquíferos marcianos?

Simulação mostra trajetória do meteoro russo

Um dia depois do impacto de um meteoro sobre a cidade russa de Chelyabinsk, algumas perguntas começam a ser respondidas de modo mais consistente. Estima-se agora que a rocha flamejante tinha cerca de 15 metros de diâmetro e durante a ruptura liberou energia equivalente a 300 mil toneladas de TNT.

 

Simulacao trajetoria meteoro russo
Clique para ampliar
Modelos orbitais que simulam a entrada de objetos na atmosfera indicam que os primeiros instantes de ruptura da rocha ocorreram entre 40 e 50 km de altitude, sobre a cidade de Bratsk, na região central da Rússia. Nesse instante o meteoroide tinha massa estimada em 7 mil toneladas e se deslocava pelo espaço a 52 mil km/h.

Durante a ruptura o objeto se partiu em vários pedaços que cruzaram mais de 3 mil quilômetros até explodir acima da cidade de Chelyabinsk, no sul dos Montes Urais, já próximo à fronteira do Cazaquistão. A explosão ocorreu entre 10 e 15 km de altitude e gerou a poderosa onde de choque responsável pela quebra de vidraças e danos nas construções.

 

O choque do meteorito russo foi o maior evento desse tipo nos últimos 100 anos e o segundo mais devastador da Era Moderna, só ultrapassado pelo Evento de Tunguska em junho de 1908, quando o choque de um cometa de 120 metros acima da região da Sibéria devastou pelo menos 2 mil km quadrados de florestas.
Passou sobre o Brasil?
De acordo com o modelo computacional gerado pela empresa AGI, que fornece os programas de simulação usados pela NASA, a ruptura inicial ocorreu em algum ponto acima da Rússia. Dessa forma, seria impossível que algum satélite captasse a passagem da bola de fogo sobre o território brasileiro oito horas antes, conforme noticiado pela mídia não especializada.

 


Entretanto, imagens feitas pelo satélite geoestacionário europeu METEOSAT registraram a passagem do bólido acima do território russo.
Vigilância do Espaço
Após a queda do meteorito, muitas pessoas passaram a culpar a NASA, a agência espacial americana, por não ter monitorado o espaço adequadamente ou até mesmo ter escondido a informação sobre o impacto.

Teorias conspiratórias à parte, o que parece confundir a maioria das pessoas está na própria incapacidade de detecção. Afinal, se os astrônomos observam galáxias a bilhões de anos-luz de distância, porque não conseguem ver os asteroides que estão tão próximos, em rota de colisão?

Apesar de serem dúvidas aparentemente desconexas, a chave para a resposta de ambos os questionamentos está no tamanho e no brilho dos objetos e são essas características que tornam os asteroides tão difíceis de serem detectados.

Antes de tudo é preciso entender que os asteroides não são astros com luz própria, mas refletores da luz solar. Como a maioria deles é formada por rochas pequenas e escuras sua observação se torna extremamente difícil, principalmente quando se encontram visualmente próximos ao Sol, quando a intensa luz da estrela ofusca completamente as observações.

Além disso, por se moverem muito rápido pelo céu são necessárias técnicas especiais para sua detecção, que comparam centenas de imagens CCD registradas diariamente na tentativa de identificar um possível ponto móvel em cenas sequenciais.

Quando um candidato a novo asteroide é detectado por algum telescópio, uma mensagem é imediatamente enviada a outros observatórios informando as coordenadas celestiais da localização do objeto. Em seguida, após uma série de observações a órbita do asteroide é calculada e só então a descoberta é publicada.

Mesmo com toda a tecnologia disponível, o pequeno tamanho e o baixo brilho impedem uma detecção a longa distância das rochas pequenas. Quando as imagens revelam um novo objeto, este normalmente já está bem perto da Terra e pouco pode ser feito.

Erupção solar envia partículas na direção da Terra, diz Centro Espacial

Uma forte erupção na superfície do Sol, somada com a temporada de tempestades, enviou ondas de plasma e partículas que alcançarão a Terra, conforme informou nesta segunda-feira (5) o Centro de Prognósticos Climatológicos Espaciais (SWPC).

O SWPC, operado pelo Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos, indicou que o clarão foi de classe X1.1, o que significa que se trata de uma das mais poderosas das erupções solares. O fenômeno aconteceu às 1h13 desta segunda-feira (5).

A expectativa é de que a onda de plasma e partículas solares alcance a Terra em dois ou três dias.

As erupções solares interferem no campo magnético da Terra e as ondas, que obrigaram a mudar a rota de alguns aviões comerciais que sobrevoavam os pólos, continuarão se intensificando, segundo os especialistas.

O Sol passa por ciclos regulares de atividade, que a cada 11 anos aproximadamente se intensificam e provocam tempestades que às vezes deformam e inclusive atravessam o campo magnético da Terra.

Os especialistas indicaram que a atual temporada de tempestades é a mais intensa registrada desde setembro de 2005 e que estas provocam efeitos especiais únicos como as auroras boreais, além de interferir nas comunicações.

Além disso, as redes de transmissão de eletricidade, as comunicações via rádio e os sistemas de satélites são afetados, mas a Nasa (agência espacial americana) afirmou que os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) não correm perigo.

Em janeiro, os cientistas detectaram duas erupções no período de quatro dias seguidos por ondas com bilhões de toneladas de plasma viajando a cerca de 8 milhões de km/h.

A onda causada pelo segundo dos dois clarões alcançou a Terra cerca de 34 horas depois da erupção, em vez dos dois ou mais dias que habitualmente esse deslocamento demora.

Fonte: Uol Noticias

Um sistema solar idêntico ao nosso!!!

Os três mundos de Kepler-30 órbita do sistema no mesmo plano geométrico como fazer a Terra e os planetas vizinhos.

A estrutura do sistema solar com vários planetas que orbitam em quase no mesmo plano geométrico, estamos familiarizados. Temos visto inúmeras vezes, publicados em livros ou documentários científicos, mas ainda não sei se o nosso sistema, de modo ordenado, ou uma exceção é muito comum no universo. Os cientistas que trabalham na missão Kepler da NASA, um rastreador de planetas extra-solares fantásticas descobriram um sistema planetário como o nosso, também se encontra no mesmo plano. O Kepler-30 tem sistema de três planetas em um arranjo muito apertado. Sua descrição, que é publicado na revista Nature, pode ajudar a compreender como se formou nossa vizinhança cósmica e como os outros formados.

No nosso sistema solar, o Sol e Equador, os planos orbitais dos planetas são quase alinhados, presumivelmente como resultado de sua formação a partir de um disco rotativo único gasoso. No entanto, muitos sistemas não mostram isso exoplanetas arranjo. Os “Júpiter quente” isolado planetas gigantes que orbitam perto de suas estrelas, muitas vezes são desalinhados, alguns até com órbitas retrógradas.

Um dos resultados mais antigos e mais espetacular de Kepler foi a descoberta de que algumas estrelas abrigam planetas múltiplos, o registro atual é de seis. O simples fato de que dois ou mais planetas em trânsito olhar uma estrela normalmente significa que a órbita em quase no mesmo plano geométrico. Isso é mais provável quanto menor for a estrela e órbitas mais elevadas dos planetas em trânsito.

Alinhados muito de perto
O sistema de estrela Kepler-30 é magneticamente activa e é coberta por starspots, regiões que são mais escuras e mais frio do que o resto da superfície da estrela. Os autores descobriram que os três planetas em trânsito a passagem de estrela no mesmo local e fazê-lo repetidamente estelar. Como o local é muito menor do que a própria estrela, essa regularidade requer que as órbitas planetárias são alinhados de muito perto, também no Equador rotação da estrela. Como no sistema solar, planetas Kepler-30 parece se originar em um disco giratório de gás.

Os pesquisadores acreditam que o desenvolvimento de técnicas para descobrir planetas fora do nosso Sistema Solar vai expandir nossos conhecimentos sobre a formação e evolução orbital dos planetas.

Momento Humor

Hey rapaz, você não sabe que é proibido mijar na rua? – Só o Homem Aranha para no salvar…

Planeta habitável localizado ao redor de estrela próxima

Uma equipe de astrõnomos lidarada por Steve vogt, da Universidade da Califórnia, e por Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire na Inglaterra, localizou cinco planetas ao redor da estrela Tau Ceti, uma das mais próximas de nosso sistema solar, a 11,9 anos-luz de distância. Os mundos são relativamente pequenos, com massas entre 2 a 6,6 vezes a da Terra, e um deles, com 4,3 massas terrestres, se localiza na região habitável da estrela, podendo existir água líquida em sua superfície, e completa uma órbita em 168 dias terrestres.

A descoberta ainda precisa ser confirmada, e para realizar o estudo a equipe analisou 6000 observações de Tau Ceti obtidas por três instrumentos, incluindo o espectrógrafo especializado em caçar planetas HARPS, do Observatório ESO de La Silla, no Chile. Os outros telescópios utilizados foram o Telescópio Anglo-Australiano em siding Spring e o Telescópio Keck no Mauna Kea, Havaí.

“A descoberta serve para apoiar a idéia emergente de que virtualmente cada estrela possui planetas, e que a galáxia deve possuir inúmeros planetas habitáveis com tamanho próximo ao da Terra”, afirmou Vogt, que acrescenta: “Eles estão por toda parte, até no nosso quintal cósmico”. A respeito do mundo potencialmente habivável, Tuomi diz: “Não é possível dizer a composição, mas não tenho certeza se esse planeta possui uma superfície rochosa. Poderia ser um planeta coberto por um oceano global, mas no momento só podemos especular”.

Os cientistas utilizaram uma nova técnica de análise, que se confirmada pode auxiliar a busca por planetas menores. Os líderes do estudo se mostram confiantes de que ao menos os primeiros três mundos, com períodos ao redor da estrela de 14, 35 e 94 dias respectivamente, serão confirmados. Para os demais, o que pode ser habitável com 168 dias e o último, com um ano de 640 dias, mais dados devem ser levantados por próximas pesquisas. Se confirmados, os planetas ao redor de Tau Ceti serão alvos preferenciais de investigação nos próximos anos.

Aeronáutica do Chile lança site com material sobre UFOs

A Direção Geral de Aeronáutica Civil (DGAC) do Chile, através do Comitê de Estudos de Fenômenos Aéreos Anômalos (CEFAA), lançou nesta quarta-feira sua página na Internet, onde apresenta casos, vídeos e estudos que demonstram a existência e realidade dos Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs), tanto em território chileno como no mundo.

A cerimônia contou com a presença da destacada jornalista, escritora e pesquisadora norte-americana Leslie Kean [Consultora da Revista UFO e autora do livro UFOs: OVNIs - Militares, Pilotos e o Governo Abrem o Jogo, disponível na Livraria UFO], experiente neste tipo de fenômeno. Ela destacou que a iniciativa da DGAC é pioneira no mundo, já que não nega a existência dos UFOs e trabalha unida a várias organizações na investigação dos mesmos, além de tornar públicas as informações em prol da cidadania.

O CEFAA vem trabalhando desde 1997 devido a reiterada ocorrência destes fenômenos em aeroportos, os avistamentos protagonizados por pilotos e outros profissionais. Assim, e em conjunto com a Força Aérea Chilena (FACH), pesquisadores privados e internos, pessoal da Polícia de Investigação (PDI), universidades, cientistas e civis conseguiram estabelecer que, pelo menos até o momento, existem 24 casos que entram na categoria de inexplicáveis. Portanto, sua missão é reunir informação, estudar todos os antecedentes relevantes e contribuir, deste modo, à segurança das operações aéreas.

Instrui os pilotos para que saibam como reagir frente a ocorrência de um destes fenômenos. “O Fenômeno UFO é real”, sustentou o diretor do CEFAA, general Ricardo Bermúdez, “e é algo que ocorre a nível mundial”. Por isso, outro dos interesses deste organismo é fazer pública a existência destes fatos.

Com relação à convidada para esta ocasião, Bermúdez disse que “Leslie Kean está aqui porque ela mesma manifestou ter ficado impressionada por este ser o único país que vem conseguindo aglutinar um grupo de cientistas das principais universidades chilenas, mais as ordens de segurança pública e distintos especialistas da DGAC no estudo deste fenômeno, e que o Chile está liderando no mundo as investigações deste tipo”.

A página do Comitê em www.cefaa.gob.cl está operando desde às 08h30 desta manhã de quinta-feira (21). 

crédito: CEFAA

Página oficial de um órgão igualmente oficial de pesquisa ufológica

Página oficial, de um órgão igualmente oficial de pesquisa ufológica

 

crédito: Arquivos CEFAA

Arquivos CEFAA

No site do CEFAA poderão ser conhecidos depoimentos mundiais sobre vários fenômenos não identificados que circulam pelo céu, como esta fotografia tirada no aeroporto de Ovalle em novembro de 2009

 Fonte: Revista UFO

Ser Espírita (vídeo)

Lembre-se que nunca estamos sózinhos, ao nosso lado há sempre um espírito de luz a nos inspirar…

15 frases de Steve Jobs

A melhor de todas as frases não coloquei na imagem, “Stay Hungry, Stay Foolish”, porque não é de Jobs, mas se não fosse por ele, eu nunca teria conhecido. Para mim, é a melhor de todas as lições deixadas por Jobs:  “mantenha-se faminto, mantenha-se ignorante”.

Terremoto de 3.5 graus é registrado a 2 km de Montes Claros, MG

Um terremoto de 3.5 graus de magnitude foi registrado no Brasil, a 2 km da cidade de Montes Claros (MG), a 10 km de profundidade.

 
O evento ocorreu as 22h50 pelo horário de Brasília e teve seu hipocentro localizado abaixo das coordenadas 16.72S e 43.85W, a 2 km de Montes Claros, 22 km de Glaucilândia (MG) e 31 km da cidade de Juramento (MG)

De acordo com o site de notícias G1, que citou o professor Lucas Barros, chefe do Observatório Sismológico de Brasília, ocorreram 3 abalos de pequena intensidade e o maior deles atingiu 3.2 Richter. O site também informa que o Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 300 chamadas devido aos tremores, mas não houve danos ou feridos.

A região de Montes Claros está próxima à falha geológica BR47, e pode ser a responsável por diversos tremores que ocorrem na região norte do Estado de Minas Gerais.

Veja onde estão localizadas as falhas geológicas brasileiras

Voyager está à beira do espaço interestelar

É muito difícil afirmar com segurança onde termina nosso Sistema Solar, já que não há uma marca que delimite os domínios do Sol no espaço. No entanto, dados enviados pela espaçonave Voyager 1 mostram que ela se encontra bem próxima desse limite, onde nenhuma nave jamais esteve.
Posição da Voyager no espaço
Clique para ampliar
A Voyager 1 foi lançada em 1977 e desde então já percorreu quase 18 bilhões de km, cerca de 120 vezes a distância que separa o Sol da Terra. Para se ter uma ideia de como isso é longe, mesmo viajando à velocidade da luz os sinais emitidos pela sonda demoram mais de 16 horas para serem recebidos.

Nunca uma nave espacial viajou para tão longe e à medida que se afasta, menos o Sol tem interferência gravitacional e eletromagnética sobre a nave.

Recentemente, os instrumentos da Voyager detectaram um aumento significativo na intensidade das partículas cósmicas que atingem a nave, fazendo os cientistas concluírem que a Voyager é o primeiro emissário interestelar da humanidade, já à beira do Sistema Solar.

“Os últimos dados mostram que estamos claramente em uma nova região do espaço, onde as coisas estão acontecendo muito mais rapidamente”, disse Ed Stone, cientista do Projeto Voyager junto ao Caltech (California Institute of Technology), que administra o Laboratório de Propulsão a jato, da Nasa, o JPL. “Isso é muito excitante. Estamos nos aproximando da fronteira do Sistema Solar”, disse Stone.

As partículas de alta energia registradas pela Voyager foram provavelmente emitidas por gigantescas explosões estelares chamadas supernovas, lançadas ao espaço em velocidades próximas à da luz.

De janeiro de 2009 a janeiro de 2012, os dois detectores de alta-energia a bordo da sonda registraram um aumento de 25% na quantidade de partículas cósmicas que atingem a sonda e recentemente foi observada uma elevação muito rápida em parte do espectro energético. “Desde 7 de maio, os raios cósmicos que atingem a sonda aumentaram 5% em uma semana e 9% em 1 mês”, disse o Stone.

Essa mudança abrupta na quantidade de partículas energéticas registradas mostra, de acordo com Stone, que os cientistas estão iniciando uma nova era na exploração espacial. Além disso, outra importante medida mostra que as partículas energéticas geradas pelo Sol dentro da heliosfera tiveram apenas um ligeiro declínio e não caíram significativamente como deveriam. Essa queda era esperada quando a nave rompesse a suposta fronteira do Sistema Solar.

Os dados enviados pela Voyager 1 ainda estão sendo estudados e uma das buscas é pela mudança nos vetores das linhas do campo magnético ao redor da nave.

Os modelos mostram que enquanto a Voyager estiver dentro da heliosfera as linhas do campo magnético devem fluir de leste para oeste, mas devem passar à direção norte-sul quando a sonda passar definitivamente para o meio interestelar. Pelo menos é isso o que espera os pesquisadores, a maior parte deles crianças e adolescentes quando a Voyager 1 e Voyager 2 foram lançadas em 1977.

 


Artes: Gráficos mostram a posição das sondas Voyager 1 e Voyager 2 em relação ao Sistema Solar. Atualmente, a Voyager 1 está a 18 bilhões de km da Terra, cerca de 4 vezes mais distante que o planeta-anão plutão. Créditos: Apolo11.com.

 


Surpresa! Marte está cheio de água

Fortes evidências indica a existência de grandes reservatórios subterrâneos no planeta vermelho para aumentar as esperanças de que poderia abrigar vida!

De acordo com um artigo recém-publicado na revista Geology, há fortes evidências indicando a existência de vastas reservas subterrâneas de água em Marte. A descoberta, que veio como uma surpresa, ela reforça a idéia de que o Planeta Vermelho pode, ou poderia, em algum momento, de suporte à vida. E ela aumenta as chances de estabelecer colônias humanas lá no futuro próximo.

A questão da “água marciana” tem sido debatida por mais de um século. Primeiro, o final do século XIX, eram os famosos canais de Marte. Mais tarde, na era espacial completo, veio a descoberta de antigos vales fluviais e marítimas que revelam um passado de Marte superfície rico em água. E em 2003, finalmente, a Mars Odyssey foi detectado pela primeira vez, gelo de água pequenas partículas logo abaixo da superfície de Marte. Algo que foi confirmada alguns anos depois “in situ” da missão Phoenix.

Claramente, então, que na superfície de Marte, ou muito perto dele, e não houve água. Mas as coisas não são tão claros no momento de estabelecer a existência ou não de reservas de água também no subsolo do planeta. Uma questão que é de extrema importância para entender a história geológica (e provavelmente biológica) deste mundo tão parecido com a Terra.

Agora, pela primeira vez um grupo de investigadores conduzida por Francis McCubbin, Universidade do Novo México, conseguiu proporcionar uma forte evidência de que, no interior de Marte é também água. E muito, certamente. , Pelo menos, o mesmo que na terra …

“A busca de água no sistema solar, diz o artigo na Geologia, é um dos principais objetivos da ciência exploração planetária, porque a água desempenha um papel importante em muitos processos geológicos e é necessário para a ocorrência de processos biológicos, tais como nós os entendemos hoje. Se excluirmos a Terra, Marte é o mais promissor do interior do sistema solar para encontrar água, e sem dúvida que a água foi responsável pela modelagem muitas das paisagens que podem ser observados hoje na superfície marciana. No entanto, até agora, a questão da água no interior do planeta continua por resolver. ”

Analisando a composição de dois meteoritos marcianos (o Shergotty, mortos na Índia em 1865 ea Alexandria Rainha, encontrado em 1994 na Antártica), os pesquisadores concluíram que o manto de Marte (a camada de rocha que é entre a crosta e núcleo) contém entre 70 e 300 partes por milhão de água, uma surpreendentemente semelhantes a manto da Terra.

“Carambola cósmica”
Ambos os meteoritos são de origem vulcânica e proceda, então, no interior do Planeta Vermelho. Eles vieram à Terra em épocas diferentes, mas deixou Marte no mesmo período 2,5 milhões de anos atrás, como resultado do impacto de um meteorito que explodiu no espaço uma grande quantidade de rochas marcianas. Em uma espécie de “golpe de sorte cósmica,” algumas dessas rochas depois que aterrou aqui na Terra, trazendo consigo um tesouro de informações que, por ora, não pode ser obtida diretamente de Marte por qualquer outro meio.

Nas palavras de Erik Hauri, um dos autores da pesquisa “, foram analisados ​​dois meteoritos que têm histórias muito diferentes. Um era misturado com uma quantidade considerável de itens durante a sua formação, enquanto o outro não faz.” Em ambos os casos, os investigadores procuraram moléculas de água presentes no interior dos cristais de apatite e aquelas moléculas usadas para determinar a quantidade de água que contém as rochas originais marcianas produzido meteoros.

Os resultados foram uma surpresa. Ambas as rochas, de facto, sugerem que o manto marciano contém entre 70 e 300 partes por milhão de água, uma quantidade que é notavelmente semelhante à do manto. E uma vez que ambos os meteoritos contêm a mesma porcentagem de água, apesar de suas diferentes histórias geológicas, os pesquisadores acreditam que a água foi incorporada no manto há bilhões de anos, durante a formação do próprio planeta.

O estudo também sugere que a resposta para outro enigma sobre a água marciana. Em particular, como conseguiram alcançar o elemento líquido do interior para a superfície do planeta. Os pesquisadores argumentam que essa “migração” foi devido à atividade vulcânica.

Fonte: http://www.abc.es/20120627/ciencia/abci-sorpresa-marte-esta-lleno-201206271050.html

8 formas de fazer mais no seu dia a dia

Ás vezes, você sente como se tivesse passado o dia todo extremamente ocupado, mas na verdade não conseguiu concluir nada? Sente que em vez de diminuir, sua lista de tarefas aumentou, embora tenha tentado concluir muitas delas?

Como isso pode acontecer? A resposta está em aprender a gerenciar melhor o seu tempo e garantir que você não seja apenas uma pessoa ocupada, mas sim eficiente.

1. Conheça a si mesmo
Qual é seu período mais produtivo? Manhã ou tarde? Todos têm momentos durante o dia em que estão com sono e devagar (para a maioria das pessoas é após o almoço), por isso a melhor coisa a se fazer é tentar realizar tarefas com mais prioridade quando você está mais alerta, e lidar mais com trabalhos de rotina, como responder e-mails, quando você está menos criativo. Uma outra coisa que se deve ter em mente é que quanto mais pesado for o seu almoço, mais sonolento você ficará, pois seu corpo se concentra na digestão do alimento.

2. Tenha uma lista de tarefas
Seja lá quais forem as suas tarefas, anote-as: tê-las claramente anotadas dará a você uma melhor visão geral. Coloque um asterisco ao lado das tarefas mais importantes ou destaque-as de outra maneira. Separe as tarefas “urgentes”, “importantes” e aquelas que você pode concluir em um período mais longo. Conforme você conclui as tarefas, risque-as da lista: isso é extremamente motivador e dará a você uma sensação real de concretização.

3. Ocupe o tempo que você tem
Escolha a tarefa que se encaixa no período de tempo que você tem disponível. Por exemplo, meia hora livre pela manhã e outra meia hora à tarde são perfeitas para checar e-mails, mas não são suficientes para começar um longo relatório. Você não precisa responder todos os e-mails: exclua os spams e aqueles que dizem apenas “Obrigado!”, responda os mais fáceis e guarde as mensagens mais complexas para quando você tiver mais tempo de responder adequadamente.

4. Aprenda a dizer não
A prática do trabalho eficiente inclui saber quando dizer não. Se você assumir muitas coisas, você não conseguirá fazer nada adequadamente. O truque é: “Diga sim à pessoa, não à tarefa.” Em outras palavras, esteja aberto e seja amigável com seus colegas, mas se alguém pedir para você fazer algo para o qual não tem tempo, diga que não, que sente muito, mas não conseguirá fazer no prazo solicitado. Tenha sempre uma atitude positiva sugerindo um novo prazo ao qual você acredita que conseguirá atender.

5. Uma coisa por vez
Focar adequadamente significa dizer não a tarefas múltiplas. De fato, se você fizer várias coisas ao mesmo tempo, você levará até 40% mais tempo para concluir seus trabalhos. Não somente a qualidade ficará comprometida, mas você fará somente um pouquinho de tudo e portanto nunca terá a satisfação de riscar alguma coisa da lista, por isso a lista nunca fica menor. Atribua a si mesmo uma tarefa da lista, de acordo com o tempo que você tem, e trabalhe nela até concluí-la. Risque-a da lista de tarefas e vá para a próxima. Você verá que ficará muito menos estressado.

6. Vença a procrastinação
Algumas pessoas não conseguem concluir tarefas maiores porque deixam para começá-las na última hora e perdem o prazo todas as vezes. Se você é uma dessas pessoas, pergunte a si mesmo o que está acontecendo. Será que quanto mais importante a tarefa, menos preparado você se sente para começá-la? Talvez você esteja preocupado porque acha que seu trabalho não terá um padrão alto o suficiente; talvez o trabalho envolva muita pesquisa e preparação e simplesmente você não consegue enfrentar as horas de trabalho árduo. Seja lá qual for o motivo, uma excelente maneira de superar a “procrastinação” é dividir a tarefas em pedaços menores e lidar com cada um deles, um por vez. Como alternativa, você pode passar meia hora fazendo um rascunho ou criando um esboço para o trabalho; dessa maneira, você fará muitas reflexões essenciais de preparação, e quando voltar à tarefa, o trabalho será muito mais fácil.

7. Lidar com distrações
A distração provavelmente é a causa principal do mau gerenciamento de tempo da maioria dos funcionários. E podem existir diversas razões para isso: desde bate-papos on-line, e-mails e ligações particulares, até colegas conversando em voz alta na sala ou interrupções constantes no fluxo de trabalho por comentários e dúvidas. Mas você é capaz de contornar esse problema! Primeiramente, coloque o aplicativo com o qual está trabalhando em tela cheia, assim você não vê nenhuma outra janela. Em seguida, desative todos os sons de notificação de mensagens instantâneas, e-mails, celulares e qualquer outra coisa que possa interrompê-lo. Coloque fones de ouvido com cancelamento de ruídos para deixar claro para seus colegas que você está ocupado. Veja o horário e decida quanto tempo você deseja trabalhar antes da próxima pausa. Agora comece a trabalhar. Confira seus e-mails e mensagens telefônicas somente quando terminar o que você planejou fazer.

8. Faça uma pausa
Por fim, é importante fazer pausas regularmente ao longo do dia, principalmente quando você está lidando com uma tarefa exigente. Seu trabalho será definitivamente melhor, e você reduzirá os níveis de estresse. Não converse com seu colega ou veja e-mails durante essa pausa, isso irá distraí-lo. Apenas pegue uma xícara de café ou algo similar e volte para o trabalho.

Siga essas etapas simples para começar a gerenciar melhor o seu tempo, você não será apenas uma pessoa ocupada, mas sim realmente eficiente. Sua caixa de entrada de e-mails e sua mesa ficarão mais organizadas, sua lista de tarefas ficará menor, seus níveis de estresse serão reduzidos e sua família ficará mais feliz. Não apenas isso, mas conforme você aprende a trabalhar com mais foco e disciplina, a atender prazos e chegar nas reuniões no horário, a qualidade de seu trabalho será notavelmente melhor, o que aprimorará suas perspectivas profissionais em longo prazo. Comece hoje mesmo: faça uma pequena pausa, faça uma lista de tarefas e determine a quantidade de tempo que você possui, e bom trabalho.

Conheça o telescópio sucessor do Hubble

Novo observatório espacial da Nasa terá o dobro do tamanho e poderá observar até os limites do Universo

James Webb leva nome de diretor da Nasa da época do projeto Apolo

 

James Webb leva nome de diretor da Nasa da época do projeto Apolo

Não há dúvidas de que o telescópio Hubble revolucionou o nosso entendimento do Universo. As imagens em ótima resolução do aparelho ajudaram astrônomos do mundo todo a estudar os corpos celestes e desvendar os segredos do cosmos. Mas como todo equipamento eletrônico, o Hubble está ficando velho e os cientistas da Nasa anseiam por novidade.

 Para não deixar os astrônomos na mão, a agência espacial norte-americana já anunciou um novo telescópio que deverá substituir o Hubble em 2018. Batizado de James Webb, em homenagem ao diretor da Nasa no tempo do projeto Apolo, que levou o homem à Lua, o novo equipamento será quase três vezes maior que o seu antecessor, e segundo os cientistas, terá capacidade de observar todo o Universo, até os seus limites.

 Enquanto o Hubble tem cerca de 13 metros de comprimento por 4 de largura e um espelho coletor de luz com 2,45 metros de diâmetro, o James Webb terá um comprimento total de 24 metros e 12 de altura, com espelho de 6,5 metros de diâmetro, que lhe permitirá cobrir área quase 15 vezes maior que o Hubble e coletar quase sete vezes mais luz.

Como a “potência” de um telescópio está na quantidade de luz que ele pode receber de um objeto – quanto maior o diâmetro de um telescópio, maior a sua “potência” – o James Webb poderá fotografar os corpos celestes e medir em detalhes a luz que vem deles.

Fonte:

Novos integrantes do BBB 12

televisão

 

Rafael Cordeiro, o Fael, é veterinário e atravessou o Brasil para chegar ao “BBB12″

DE SÃO PAULO

Rafael Cordeiro, 25, é veterinário em Aral Moreira, no Mato Grosso do Sul.

Acompanhe a primeira prova de resistência

Fael, como foi apresentado, tem o visual de cowboy, com direito a chapéu e fivelona no cinto.

Gaúcha Monique se define com Maria Chuteira na apresentação
Daniel desitiu de contrato de trabalho na África por “BBB”
Mineira, Analice Mateus de Souza é a “dominatrix” do “BBB12″

Ele viajou de avião pela primeira vez para ir para o “BBB12″.

  TV Globo  
Analice, Daniel, Fael e Monique em sentido horário
Analice, Daniel, Fael e Monique em sentido horário

Fonte Uol TV

Ministério da Defesa recebe ufólogos para tratar de documentos sobre OVNIs

Brasília, 18/04/2013 – Membros da Comissão Brasileira de Ufólogos (CBU) e representantes das Forças Armadas reuniram-se na tarde desta quinta-feira, no Ministério da Defesa (MD), para tratar do acesso a documentos militares que tratam de relatos envolvendo Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs).

O encontro foi o desdobramento de uma reunião ocorrida no início de fevereiro, quando o ministério debateu procedimentos administrativos para responder a requisição de informações feitas por mais de 30 conferencistas do Brasil no IV Fórum Mundial de Ufologia.

Na ocasião, determinou-se que todos os documentos sob responsabilidade da Marinha, do Exército e da Aeronáutica relacionados ao assunto fossem tornados públicos, como estabelece a Lei de Acesso à Informação (LAI).

Durante a reunião desta quinta, os pesquisadores relataram as dificuldades encontradas para acessar documentos classificados como secretos e ultrassecretos. “Existem muitas questões sem resposta em casos famosos como o de Varginha, o da Corveta Mearim e da Ilha de Trindade”, disse Ademar Geavaerd, editor da revista UFO.

O secretário de Coordenação e Organização Institucional do Ministério, Ari Matos, afirmou que as informações que ainda não se tornaram públicas são exceções. “A regra geral é disponibilizar todos os documentos. Alguns casos ainda têm que obedecer ao prazo legal, mas isso é uma questão que em breve será solucionada”, completou.

Segundo o diretor do Departamento de Organização e Legislação do MD, Adriano Portella, a Defesa tem feito todo o esforço para cumprir os prazos estabelecidos pela LAI no que diz respeito à desclassificação e publicação dos documentos. “A lei determina o prazo de dois anos, a partir de sua vigência, para a revisão das informações classificadas como secretas e ultrassecretas”, explicou Portella. “Esse trabalho já está sendo feito, e os documentos serão desclassificados dentro do prazo legal”.

Na avaliação de Ari Matos, o resultado mais importante do encontro foi estabelecer uma relação de parceria com os ufólogos.  “A LAI abriu a possibilidade de o grande público acessar diversas informações produzidas pelo governo. É preciso criar um caminho regular de contato que atenda aos interesses da comunidade de ufólogos e da sociedade”, disse o secretário.

Ao final do encontro, os ufólogos comemoraram a iniciativa. “Essa é uma data que vai entrar para a história da Ufologia”, disse Fernando Aragão, da revista UFO. “É a primeira vez que o Ministério da Defesa de um país chama ufólogos para conversar formalmente sobre discos voadores”, celebrou. “Estamos otimistas com a porta que nos foi aberta e esperamos avançar nas discussões”, disse Aragão.

Foto: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

Ministério da Defesa
61 3312-4070

fonte: https://www.defesa.gov.br/index.php/ultimas-noticias/8651-ministerio-da-defesa-recebe-ufologos-para-tratar-de-documentos-sobre-ovnis

Home

Deixe uma resposta

Doe R$ 5,00 Reais e Ganhe Mais de R$15.000 Reais, Saiba Como!

- Seja Rápido – você nem precisa indicar – mais recomendo que indique e fique ligado pra fazer upgrade apartir do nivel 3 EM DUAS HORAS JÁ TENHO  138 PESSOAS TUDO DE DERRAMAMENTO – VENHA PRA ESTE DERRAMAMENTO! investimento 5 reais – 5 reais – 5 reais (só 5 reais) rápido corra se cadastre se ative …

Leia mais

Conheça o Melhor Sistema de Doações do Munda e Fature com Ele

WORD WEB WIN – EXPLOSÃO DE CADASTROS LANÇAMENTO MUNDIAL – SEJA PIONEIRO! Conquiste Sua Liberdade Financeira AGORA! Derramamento Mundial!!! Com um Único Investimento de U$ 10 = R$ 23,00 Você Poderá Ganhar Até U$ 20.480,00 Dólares Ou Mais!!! NÓS AJUDAMOS VOCÊ A MONTAR SUA EQUIPE!!! VANTAGENS: 1)     A Melhor Receita de Ganhos da Internet 2)     …

Leia mais